Radiologia
Desde sua descoberta, os Raios-X têm sido cada vez mais usados em vários setores da sociedade, como a indústria mecânica, alimentícia e principalmente na medicina. A Radiologia como ciência é uma das que mais se desenvolveu, desde sua criação e numa velocidade impressionante. Esse impulso é dado, também, com o crescente avanço da microeletrônica e da informática, que contribuem para aprimorar os processos de produção, a segurança e a qualidade das imagens geradas.
RADIOLOGIA
História da Radiologia
A história da descoberta dos Raios-X, na verdade, iniciou-se muito antes da data oficial, anunciada à comunidade científica. Essa história começa bem antes, no século passado, quando um cientista chamado de Maxwell, reunindo os conhecimentos e teorias de outros grandes cientistas e o seu próprio, criou a Teoria do Eletromagnetismo, provocando uma grande revolução científica e uma grande mudança na sociedade da época. Essa teoria serviu de base para a utilização da eletricidade pelo homem e proporcionou a criação da eletrônica. Ou seja, graças a Maxwell nós dispomos hoje de todos os tipos de equipamentos eletrônicos, utilizados para os mais diversos fins, desde as TV’s até os tablets.
Utilizando a Teoria do Eletromagnetismo em suas pesquisas, Maxwell comprovou a existência das Radiações Eletromagnéticas, explicando como podem ser produzidos, dando o primeiro passo para a descoberta dos Raios-X.
Mais tarde, outro cientista chamado de Helmholtz, se aprofundou nos estudos das Radiações Eletromagnéticas, descobertos por Maxwell e descobriu que elas interagiam fracamente com a matéria, sendo, portanto, altamente penetrantes. Ele chegou até mesmo a indicar um equipamento capaz de gerar essas Radiações Eletromagnéticas: a “Ampola de Crookes”. Tal equipamento, criado pelo cientista de mesmo nome, era usado em estudos com elétrons, mas Helmotz comprovou que o mesmo poderia gerar Radiações