radiologia
INTRODUÇÃO
As técnicas de diagnóstico por imagem constituem uma das práticas mais importantes do diagnóstico em saúde. O uso das técnicas radiográficas deve ser feito em quatro aspectos importantes:
O planejamento do exame
O posicionamento radiológico
A escolha dos fatores de exposição
Os recursos disponíveis
Médicos Radiologistas falam sobre seus métodos de diagnóstico.
Um exame só pode ser realizado mediante pedido médico.
Planejamento do exame
Em diagnóstico por imagem, o exame tem início a partir da solicitação médica. Nenhuma exposição poderá ser efetuada sem o pedido médico. O pedido é também o principal parâmetro utilizado pelo ténico para o planejamento do exame. Normalmente consta no pedido a hipótese diagnóstica, informação de maior importância, pois a partir dela o profissional poderá direcionar o exame por meio de incidências complementares ou mesmo oferecer sugestões de outros métodos que melhor possam atender aos interesses do médico solicitante.
Explicação sobre Psicionamentos Radiológicos:
Princípio do posicionamento radiográfico = A radiação atravessa o corpo humano e imprime as sombras das estruturas anatômicas em uma película radiográfica. Cada tomada de imagem ou projeção de uma região anatômica define a radiografia para essa região. Assim, as radiografias podem ser definidas como frente, perfil, axial e oblíqua, verdadeira ou com variações, e as clássicas, que levam o nome do autor e são amplamente adotadas em radiodiagnóstico.
Incidência radiológica = Refere-se à projeção de uma região anatômica segundo uma trajetória predefinida do feixe de radiação. Na radiografia de frente, ocorrem duas incidências: AP (ântero-posterior) e PA (póstero-anterior). A escolha da incidência radiológica adequada dependerá do objetico diagnóstico. Seguindo os princípios da exposição radiográfica, quanto mais próximo o objeto se encontrar do filme, menor será sua ampliação e