Radiologia
Central de Material e Esterilização: É a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares.
Existem três tipos de CME:
Centralizado: A CME é responsável pelo material de todas as unidades do hospital, isto é pela limpeza, preparo, esterilização, guarda, distribuição e controle. Este sistema é o mais eficiente, seguro e econômico, pois todos os cuidados necessários ao material são processados em um só local com equipamentos adequado, sob uma única orientação, cuidadosamente preparado por pessoal treinado com reciclagem periódica. Descentralizado: As atividades características desta central consistem em que cada unidade do hospital cuide do seu material. Não é um sistema seguro, nem tão pouco econômico. Alguns hospitais ainda adotam este tipo. Parcialmente Centralizado: Neste sistema, parte do material é preparado nas unidades e enviado ao CME para esterilizar, e outra parte é preparado nas unidades e enviado à central de material, desde a limpeza até a esterilização do controle. Este sistema é empregado na maioria dos hospitais. Setores da CME: * Expurgo * Preparo de Materiais * Preparo de Instrumentos Cirúrgicos * Esterilização * Montagem de carros para cirurgia * Distribuição de materiais esterilizados
Expurgo
Setor responsável por receber, conferir, lavar e secar os materiais provenientes do Centro Cirúrgico e Unidades de Internação.
DESINFECÇÃO
Desinfecção: Descreve o método capaz de eliminar muitos ou todos os microrganismos patogênicos, com exceção dos esporos.
A desinfecção pode ser classificada:
Desinfecção de baixo nível: São distribuídas as bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e alguns fungos.
Desinfecção de médio nível: Além dos microrganismos destruídos são atingidos também o bacilo-de-Koch.
Desinfecção de alto nível: Resistente apenas