Radiologia
Diagnóstico por imagem é uma especialidade da medicina que se utiliza de técnicas da engenharia para identificar doenças e distúrbios. A parceria entre os médicos, físicos e engenheiros, foi desiciva para o desenvolvimento de máquinas que utilizam radiações ionizantes como matéria-prima, para a formação de imagem que auxiliam no diagnóstico e tratamento de várias doenças.
A principal limitação à maior utilização da medicina nuclear é o custo. No entanto é impossível observar muitos processos fisiológicos de forma não invasiva sem a medicina nuclear.
Uma das mais importantes radiações utilizadas dentro do diagnóstico por imagem é o raios-X, que foi descoberto em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, na Alemanha. Trabalhando com uma válvula de Hittorf no interior da qual havia sido feito vácuo. A existência de uma atmosfera rarefeita no interior da ampola foi decisiva para que Roentgen tivesse produzido os raios X.
Num tubo de raios-X, a maioria dos elétrons incidentes sobre o alvo perde sua energia cinética de modo gradual nas inúmeras colisões, convertendo-a em calor.
Hipócrates foi o primeiro a usar a palavra diagnóstica, que significa discernimento, formada do prefixo dia, através de, em meio de + gnosis, conhecimento. Diagnóstico, portanto, é discernir pelo conhecimento.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Antigamente conhecida apenas por Radiologia, hoje a especialidade é chamada de Diagnóstico por Imagem, porque nas últimas décadas surgiram métodos de exames bastante diferentes da radiologia convencional (RX). Foram inventados os aparelhos/métodos de ultra-sonografia (US), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). E todos esses métodos fazem parte do aprendizado, especialização e trabalho do radiologista contemporâneo.
Diagnóstico por imagem ou radiologia é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade