Radiologia
Introdução: A imagem radiográfica digital é aquela que é gerada no formato digital (dados), podendo ser enviada a um monitor ou impressora.
Após a geração da imagem radiográfica digital, ela deve ser gerenciada (exibição, transmissão, armazenamento e gravação) por meio de sistemas informatizados.
Fatores de exposição na imagem radiográfica digital: A imagem radiográfica digital pode ser gerada fatores de exposição (KV e mAs) em uma faixa mais ampla do que a utilização para o filme radiográfico, devido à utilização de algoritmos de processamento digital, que compensam a exposição quanto necessário, reduzindo muito o número de repetições por subexposição ou superexposição.
O aparelho de raios x e a imagem digital: A imagem radiográfica digital é obtida pela conversão do feixe de radiação (após interação com objeto) em sinais elétricos . Essa conversão pode ser feita por detectores acoplados ao aparelho de raios x em aparelhos digitais ou pelo escaneamento de um écran de fósforo de armazenamento, utilizando com aparelhos convencionais
Aparelho de raios x digital: A imagem radiográfica digital gerada nesse tipo de aparelho não requer chassi e é denominada radiografia digital (RD).
Usa uma tecnologia de leitura instantânea da aquisição da imagem radiográfica, através de detectores CCD ou detectores painel plano. Esses detectores de leitura instantânea estão combinados com diferentes tipos de conversor, que convertem direta ou indireta o feixe de radiação em cargas elétricas.
Detectores de conversão direta: Convertem diretamente os fótons de raios x em carga elétrica, por meio de um fotocondutor de raio x (selênio amorfo);
Detectores de conversão indireta: Convertem primeiramente os fótons de raios x em luz através de um cintilador, e a seguir a luz é convertida em carga elétrica mediante fotodetectores (silicone amorfo integrado com fotodiodos ou CCD).
Observação: CCD é o sensor responsável pela captura das