Ásia
O sul da Ásia é uma região geográfica da Ásia que inclui o subcontinente indiano e os territórios na sua proximidade. Está rodeado (de oeste a leste) pela Ásia Ocidental, Ásia Central, Ásia Oriental e pelo Sueste Asiático.
O Sul da Ásia é um conjunto regional que vai do Irã, a oeste, até ao Bangladesh, a leste, abrangendo o Irã, o Paquistão, a Índia, o Sri Lanka, as Maldivas, o Nepal, o Butão e Bangladesh. Essa é uma das regiões mais pobres do mundo. Todos os países, sem nenhuma exceção, apresentam baixíssima renda per capita . São altos os níveis de pobreza e subnutrição nessa parte da Ásia. Apenas a Índia apresenta um certo grau de industrialização.
Na Ásia Meridional, a agricultura se caracteriza pelo cultivo de pequenas extensões de planícies aluviais cuja produção é basicamente destinada á subsistência, dependendo principalmente, dos cereais e de tecnologias já ultrapassadas.O arroz é o alimento básico.
Os cereais de sequeiro, o pastoreiro nômade e as culturas de irrigação nos oásis, são característicos da regiões mais áridas do interior e sudeste da Ásia. Porém, em sua grande maioria, os níveis de produção são baixos.Do ponto de vista de seu relevo, a região apresenta três grandes unidades: a cordilheira do Himalaia, uma cadeia de altas montanhas, de formação geológica recente, na fronteira da China com a índia, o Nepal e o Butão, com mais de 2 mil km de extensão e picos muito elevados, incluindo o Evereste, o mais alto do planeta, com 8.848 metros de altitude. O aumento da população e a necessidade de pastos para os rebanhos ,principalmente bovinos,vem ocupando em ritmo veloz grandes áreas da Índia, devastando as reservas vegetais ainda existentes,e acabando com o meio ambiente.
Países
Os países incluídos nesta região (segundo a definição das Nações Unidas) são:
Bangladesh
Butão Índia Irã
Maldivas
Nepal
Paquistão
Sri Lanka