Radiologia
É um método de ensaio não destrutivo (END) para a detecção de descontinuidades abertas na superfície de materiais sólidos e não porosos.
Este método emprega um líquido penetrante, o qual é aplicado na superfície, penetrando nas descontinuidades. Após um determinado tempo de penetração, o excesso é removido, aplica-se um revelador e é feita a observação das descontinuidades através da observação do vazamento do líquido penetrante.
Líquido Penetrante pode ser usado em qualquer material. É essencial que o material seja cuidadosamente limpo, de outra maneira será impossível que o líquido penetre no defeito.
Um bom líquido penetrante
O líquido penetrante é formado pela mistura de vários líquidos, e deve apresentar uma série de características, indispensáveis ao bom resultado do ensaio.
Vejamos quais são essas características: 1. Ter capacidade de penetrar em pequenas aberturas; 2. Ser capaz de manter-se em aberturas relativamente grandes; 3. Ser removível da superfície onde está aplicado; 4. Ter capacidade de espalhar-se em um filme fino sobre a superfície de ensaio; 5. Apresentar grande brilho; 6. Ser estável quando estocado ou em uso; 7. Ter baixo custo; 8. Não deve perder a cor ou a fluorescência quando exposto ao calor, luz branca ou luz negra; 9. Não deve reagir com o material em ensaio, e nem com a sua embalagem; 10. Não pode ser inflamável; 11. Não deve ser tóxico; 12. Não deve evaporar ou secar rapidamente; 13. Em contato com o revelador, deve sair em pouco tempo da cavidade onde tiver penetrado.
É bom saber que nenhuma dessas características, por si só, determina a qualidade do líquido penetrante: a qualidade depende da combinação destas características.
Tipos de líquidos penetrantes
Os líquidos penetrantes são classificados quanto à visibilidade e quanto ao tipo de remoção de excesso.
Quanto à visibilidade podem ser:
· Fluorescentes (método A): Constituídos por substâncias