Jaques loeb
OBJETIVOS - Situar e contextualizar historicamente o surgimento da Psicologia Animal, através de breve explanação sobre a vida de Darwin e sua teoria; - Conceituar Psicologia Animal; - Descrever fatos relevantes sobre a vida e obra de Jacques Loeb, bem como suas contribuições para a psicologia e para a medicina.
METODOLOGIA O grupo realizou levantamento bibliográfico em várias fontes de informações bibliográficas e eletrônicas sobre a vida, obra e contribuições de Jacques Loeb.
1
1 INTRODUÇÃO Com o intuito de contextualizar a vida, obra e contribuições de Jacques Loeb para a psicologia trataremos neste introdução, bem brevemente, sobre os contemporâneos, que junto com Loeb, foram darwinianos e estudaram o comportamento animal: George John Romanes (1848-1894), C. Lloyd Morgan (1852-1936), Leonard T. Hobhouse (1864-1929) e Sir John Lubbock (18591924). O estudo dos animais inferiores tornou-se importante para a compreensão do homem, uma vez que o princípio da evolução o colocara no contexto das demais espécies. Romanes, que conheceu Darwin pessoalmente e muito bem, escreveu o primeiro livro de psicologia comparada: “A inteligência animal”, publicado em 1882. Morgan escreveu vários livros de psicologia animal e comparada e, em 1894, propôs sua versão da lei da parcimônia como Cânon de Lloyd Morgan, bem como foi significativo o trabalho de Loeb sobre tropismo, feito na Alemanha, o qual iremos tratar neste trabalho; Hobhouse empreendeu experimentos sobre comportamento animal e relatouos em sua Mente em Evolução, 1901; Lubbock apresentou observações pormenorizadas sobre o comportamento social das formigas e de outros insetos em trabalho publicado em 1892. Romanes (1848-1894) e Morgan (1852-1936) são importantes para a psicologia por causa de seus