Radiologia pediatrica
A EVOLUÇÃO DAMAMOGRAFIA
Cristiane Galdino Edilson soares
Simone Alves Antonia zilma Mayra Sá
YsneyaneOliveira
Teresina
2012
Antoniazilma
Cristiane Galdino
Edilson soares da silva
Mayraasá
Simone Alves
Ysneyane oliveira
A EVOLUÇÃO DAMAMOGRAFIA
Trabalho de conclusão da disciplina de práticas interdisciplinares do 3ºperíododo curso de tecnologia em radiologia do Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí - UNINOVAFAPI,orientado pela Professora e mestranda Thais Alexandre de Araujo, que teve como requisito obtenção de uma das notas da disciplina.
Teresina
2012
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
METODOLOGIA 5
REFERENCIAL TEÓRICO 6
No mundo 6
No Brasil 7
Composição básica para um mamógrafo atual 8
Diferenças entre mamografia convencional e digitalizada e digital 9
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS: 11
ANEXOS.........................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Mamografia é o exame que tem como objetivo de visualizar patologia e calcificações nos tecidos mamário, através da exposição da mama aos raios-x, feita por um aparelho adequado para tal procedimento, o mamógrafo,(Oliveira, 2008). A mamografia periódica é a chave para a sobrevida de pacientes com câncer de mama, tendo em vista que as lesões mamárias podem ser detectadas, (Bontrager,)
Mamógrafo é o parelho capaz de produzir uma técnica especial utilizada para a visualização de patologia nos tecidos mamários,(Oliveira, 2008).
O aspecto mais distinto do mamógrafo é o desenho singular de seu tubo de raios X, que tem um alvo de molibdênio com spot focal de 0,3 e 0,1 mm.