radiologia industrial
Nome: Maria Heloisa Sousa
Profº: Lazaro Fideles
Turma :E 21
Fortaleza –CE
Radiologia industrial é o uso das radiações ionizantes na área da indústria.
Uma das maiores aplicações da radiologia industrial, são dirigidas ao processo de qualificação em produtos e materiais.
Esses processos são realizados pelos Ensaios não Destrutivos (EDN), são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos , que investigam a sanidade do material sem contudo destruir ou introduzir quaisquer alterações em suas características. Um dos ensaios mais importantes para a documentação da qualidade de produto inspecionado pode se dar a radiografia, por meio do raio x ou gama, pois ela representa a “imagem” interna da peça inspecionada, o que nenhum outro ensaio não destrutivo é capaz de fazer.
Usados principalmente nas industrias de petróleo e petroquímica, geração de energia para inspeção principalmente de soldas e fundidos, automobilísticas, siderúrgica , naval , aeronáutica e ainda na indústria bélica para inspeção de explosivos, armamento e misseis.
Irradiação Industrial
A irradiação industrial é outra importante aplicação das técnicas nucleares na indústria.
Ela é usada, por exemplo, para aumentar a durabilidade de produtos como fios e cabos elétricos ou para a esterilização de produtos médico-hospitalares , como seringas, luvas, cateteres, agulhas, implantes, suturas, cremes , cosméticos ,etc. O setor gemo lógico utiliza a irradiação no beneficiamento de pedras preciosas , na indução de cor de topázio , quartzo, diamantes, citrilos e ametistas. Museus e bibliotecas também já podem se beneficiar com a irradiação de obras de arte e livros, com o proposito de preservação e conservação .
Utilizada também na erradiaçao de alimentos é um processo físico de tratamento comparável a pasteurização térmica , ao