Radiologia Industrial
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS DA RADIOLOGIA INDUSTRIAL 5
3. ENDO (ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS) 6
4. APARELHO DE RADIOLOGIA INDUSTRIAL 7
5. FONTES RADIOATIVAS 8
6. FILMES E SUAS CLASSIFICAÇÕES 9
7. SETORES QUE UTILIZAM A RADIOLOGIA INDUSTRIAL E MERCADO DE TRABALHO 10
8. ATUAÇÃO DO TÉCNICO 11
9. RISCOS PARA O MEIO AMBENTE E O PROFISSIONAL 12
10. ANEXO 13; 14
11. CONCLUSÃO 15
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 16
INTRODUÇÃO
A radiologia Industrial é um método de inspeção não destrutiva que se baseia na absorção diferenciada das radiações penetrantes na peça inspecionada. Tem como objetivo principal, garantir a qualidade dos materiais industriais inspecionados, já que em um mundo globalizado é muito importante que as empresas tenham um certificado de sistema de qualidade para competir no mercado.
Assim como todo método que usa radiação ionizante, a Radiologia Industrial tem suas vantagens e desvantagens, lembrando também que tem seus riscos. Os ensaios feitos auxiliam na manutenção preventiva sem precisar alterar a continuidade dos materiais, mas oferece riscos para o ambiente e para o técnico, que muitas vezes fica exposto perto da fonte de radiação.
Enfim, a Radiologia Industrial tem um campo de atuação muito amplo, podendo o técnico atuar de várias maneiras e em setores diferentes, fazendo com o que mercado de trabalho aumente.
OBJETIVOS DA RADIOLOGIA INDUSTRIAL
A radiografia industrial é usada para detectar a variação de uma região de determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha. Baseia-se na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada.
A radiografia é usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos