a natureza do trabalho pedagogico
CRECHE
CUIABÁ/2014
INGRID XAVIERVILLAIBA
CRECHE
Trabalho apresentado á disciplina De Organização do trabalho Docente em Creches para a composição parcial da nota do 2° Bimestre do Curso de Pedagogia Professora; Miriam de Aquino.
Cuiabá/201
Introdução
Este trabalho aborda os avanços da organização política na Educação Infantil desde assistencialista a concepção de educar e ensinar. Através das creches cujo atendimento é de dez horas diárias de atividades educativas a fim de atender todos os quesitos da sociedade. O município tem como objetivo produzir qualidade na educação com a concepção da creche de tempo integral proporcionando mais oportunidade para as crianças.
Desenvolvimento
As mudanças ocorridas na Educação Infantil estão ligadas a fatores políticos, econômicos e sociais, pois nos séculos XV e XVI novos modelos educacionais foram criados para contrapor aos desafios constituídos pela sociedade da época. Sendo, que a educação era organizada conforme a pobreza, pois, não era vista como um direito da criança e de seus familiares, mas como uma caridade para qual não se destinava grandes investimentos. Atualmente se vê um grande salto na Educação Infantil em relação ao passado em que as crianças não eram vistas como ser social e histórico. Hoje a educação infantil é voltada para educar, cuidar e brincar, para uma formação integral, que seja capaz de despertar nas crianças o seu desenvolvimento psicológico, físico, social, cognitivo, possibilitando uma educação que reconheça a criança como um ser pensante e autônomo. Ainda não desfruta da relevância legal do Ensino Fundamental, reconhecido como um direito público subjetivo, mas tem sua oferta garantida, constitucionalmente, a todas