Radiologia industrial
Exercícios de Aplicação 1 – “A radiologia industrial desempenha um papel importante e de certa forma insuperável na documentação da qualidade do produto inspecionado, pois a imagem projetada do filme radiográfico representa a "fotografia" interna da peça, o que nenhum outro ensaio não destrutivo é capaz de mostrar na área industrial. A radiografia é um método usado para inspeção não destrutiva que baseiase na absorção diferenciada da radiação penetrante pela peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante. Essa absorção diferenciada da radiação poderá ser detectada através de um filme, ou através de um tubo de imagem ou mesmo medida por detetores eletrônicos de radiação. Essa variação na quantidade de radiação absorvida, detectada através de um meio, irá nos indicar, entre outras coisas, a existência de uma falha interna ou defeito no material. Uma das fontes de radiação na radiologia industrial são os radioisótopos, isótopos radioativos. A partir de 1954, os radioisótopos passaram a ser produzidos em escala apreciável, nos reatores, iniciando-se a fase de produção de fontes radioativas de alta intensidade que têm um grande número de aplicações industriais”. (A Radiologia Industrial - Ricardo Andreucci )
O texto comenta sobre a utilização de fontes radioativas na radiologia industrial. Uma fonte radioativa é caracterizada pelo número de prótons (Z), número de nêutrons e número de massa (A).
São dadas 3 fontes: X, Y e Z. Sabe-se que os átomos das fontes X e Y são isótopos, das fontes Y e Z são isóbaros e das fontes X e Z são isótonos. Sabendo que Y tem 83 prótons e que Z tem Nº de massa 198 e um próton a mais que X, pode-se afirmar que o Nº atômico e o Nº de massa