a vida de johann carl friedrich gauss
Johann Carl Friedrich Gauss nasceu em Brunswich, na Alemanha, filho de um trabalhador, foi criado no seio de uma família pobre, rígida e sem educação. Gauss foi matemático, astrônomo e físico, sendo conhecido como o príncipe dos matemáticos, muitos o consideram o maior gênio da história da matemática. Filho de Gerhard Diederich Gauss e Dorothea Benze, sendo o único filho desta união onde nasceu em 30 de Abril de 1777, na casa de Wilhelmstrasse (que mais tarde se tornou um museu e foi destruída num bombardeamento durante a Segunda Guerra Mundial).
Desde a infância, provavelmente devido ao seu estatuto de prodígio, e talvez também devido à sua disposição séria, Gauss isolou-se dos seus contemporâneos. Este isolamento continuou durante os primeiros anos em Göttingen. Gauss não participava na vida estudantil e tinha poucos amigos. Entre os seus poucos amigos estava o húngaro Wolfgang Bolyai (1775-1856).
A 23 de Fevereiro de 1855, aos 78 anos de idade, Gauss morre durante o sono, vítima de uma doença prolongada. Deixou-nos como recordação o seu trabalho imenso que viverá para sempre na matemática, fruto do mais extraordinário espírito matemático de todos os tempos. Gauss recebeu um grande apoio para seus estudos de seu tio Friederich e de sua mãe, pois seu pai não acreditava na educação formal, e queria impedir o jovem Gauss de seguir estudos dignos das suas capacidades.
Gauss utiliza a Teoria das Congruências e a álgebra para estudar a equação x-1=0,conhecida como equação ciclotômica.por tal equação ele provou que a divisão do circulo em N partes iguais pode ser feita com régua e compasso sempre que n for um primo do tipo:
Gauss é considerado como príncipe da matemática ate os dias atuais.
Gauss tinha cerca de dez anos e frequentava a classe de aritmética quando Büttner propôs o seguinte difícil problema:
"Escrevam todos os números de 1 a 100 e depois vejam quanto dá a sua soma."
"Então, 1+100=101, 2+99=101,