Economia Politica
SERVIÇO SOCIAL: ECONOMIA POIÍTICA
SISTEMA CAPITALISTA
Nomes: Cristiane da Silva Ferreira
&
Valdenoura D. do Nascimento
Professora: Maria Aparecida
INTRODUÇÃO
O homem foi adquirindo no decorrer da história o poder. E esse poder consiste na modificação do meio onde ele vivi e na hierarquia social que pertenceu. Alguns homens tornaram-se proprietários de terras e dos meios de produção, ou seja, adquiriu este poder por herança, ou como na maioria das vezes por violência tomando à força as terras, saqueando mercadorias e entrarando num jogo que eles precisavam sempre ganhar, e estes ganharam ideologias predominantes, liberdade econômica e política. Como casulos protegidos. estes que, antes lagartas comeram a plantação, aparece bem na definição denominada classe burguesa.
Por outro lado, homens se tornaram subalternos a esta classe, foram desapropriados e expulsos de suas casas e empurrados para o centro urbano e forçados a vender sua força de trabalho para sobreviverem, foram alienados e explorados por aqueles que devoraram as suas plantações, não obstante com toda dificuldade e péssima condição de sobrevivência querendo ou não se tornou o elo para o novo modelo econômico que surgira.
Estes não eram como imaginavam ser, não foram homens livres, se tornaram homens que não podiam poetizar e nem fantasiar sobre a vida, não tinham tempo nem meios para se manter, para todos os efeitos, foram apenas uma engrenagem essencial que contribuiria para capitalismo se desenvolver.
Estas duas classes são fundamentais para desenvolvimento que permear na nossa atual realidade, o capitalismo.
Uma serie de mudanças profundas aconteceram no sistema feudal para que pudesse se desenvolver o sistema capitalista.
As mais consideráveis foram à tecnologia agrária, descanso da terra, o emprego de cavalos para a ampliação nas áreas de cultivo o grande crescimento populacional. Tudo fez com