Carl friedrich gauss
Este trabalho tem como objetivo mostrar a vida e genialidade de Carl Friedrich Gauss, o Príncipe da Matemática, e suas principais contribuições em álgebra, geometria diferencial, teoria das probabilidades e teoria dos números. É considerado um dos maiores e mais importantes matemáticos e quando criança foi considerado prodígio no campo da matemática por que com três anos já ajudava a corrigir as adições de seu pai.
VIDA
Johann Carl Friedrich Gauss também conhecido com Carl Friedrich Gauss, nasceu em Braunschweig no dia 30 de abril de 1777, filho de um jardineiro, era uma criança prodígio no campo da matemática e permaneceu prodígio durante toda sua vida. Era capaz de grandes realizações quando se tratava de memorizar um assunto ou de calcular mentalmente. Existem pessoas capazes de fazer as mesmas coisas e cuja inteligência situa-se na faixa do normal, ou até do sub¬normal; mas Gauss era um verdadeiro gemo. Com a idade de três anos, corrigia as adições do pai e, durante toda a vida, guardou todas as espécies de dados numéricos, mesmo que fossem inúteis como quantos anos viveram certos homens célebres. Sua vida repousava realmente sobre um universo numérico.
Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu diretor, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem, mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.[5] Butner reconheceu a genialidade do menino de dez anos, passou a incentivá-lo nos seus estudos, junto com seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezessete anos, e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida.
Alguns o consideram um dos maiores ma¬temáticos de todos os tempos. Sendo os outros Arquimedes e Newton. Sua mente privilegiada recebeu o