Alcoolismo
Ano Letivo 2012/ 2013
Trabalho elaborado por: Filipe Oliveira nº11 Ano/ Turma: 9ºE
• O alcoolismo é uma doença provocada pelo consumo excessivo e prolongado de álcool, que afeta a saúde física, o bem- estar emocional e o comportamento do indivíduo.
• O consumo de bebidas alcoólicas pode estar relacionado com fatores, tais como contexto familiar, predisposição genética, os padrões culturais e o nível sociocultural. • A quantidade de álcool que um indivíduo pode consumir, sem perder os reflexos e coordenação motora, depende da idade, sexo e da constituição física.
• Dependendo do grau e das lesões já instaladas, o tratamento médico da dependência do álcool deve ser apropriado a cada paciente. Mas, para isso, o passo fundamental é o reconhecimento da dependência por parte do alcoólico.
Na imagem, estão apresentados o fígado do ser humano normal e o fígado de um alcoólico.
• Ao alcoolismo estão associadas várias doenças, como, por exemplo: úlceras, tumores no tubo digestivo, cancro cerebral, desnutrição generalizada e malformações em fetos cujas as mães forem alcoólicas.
• Efeitos imediatos do álcool: sonolência ou agressividade, irritabilidade, agitação, alteração de equilíbrio e marcha, alteração de memória, vômitos, convulsões, coma e até morte. Efeitos tardios: cancro no sistema digestivo, cirrose, pancreatite alcoólica, perda de sensibilidade em membros inferiores, atrofia do cérebro (alterações de comportamento, convulsões, demência), arritmia cardíaca, impotência sexual, esterilidade e síndrome de abstinência do feto (bebé nasce dependente de álcool, apresentando os sintomas acima).
Amy Winehouse
Morreu devido ao excesso de álcool
Um novo inquérito sobre a morte da cantora confirma que a causa da morte ficou a dever-se ao excesso de álcool. Amy Winehouse tinha 27 anos quando foi encontrada sem vida em casa, no norte de Londres, em julho de 2011. De acordo com as autoridades, Winehouse tinha 5