Radiografia cefalométrica
É uma radiografia de crânio padronizada e reprodutível.
Principais Indicações:
Ortodontia
-Diagnóstico inicial (pesquisa de anormalidades dentais, esqueléticas ou até de tecidos moles);
-plano de tratamento;
-Monitoramento do tratamento, através da comparação com radiografias anteriores;
-Apreciação dos resultados.
Cirurgia Ortognática
-Diagnóstico inicial (pesquisa de anormalidades dentais, esqueléticas ou até de tecidos moles);
-Avaliação pré-operatória dos padrões esqueléticos e de tecidos moles e plano de tratamento;
-Apreciação pós-operatória dos resultados alcançados.
A radiografia cefalométrica, mais comumente chamada de telerradiografia, é um dos exames mais realizados em uma clínica de Radiologia Odontológica. Suas principais indicações clínicas são a Ortodontia e a Cirurgia Ortognática, como avaliação pré e pós-tratamento bem como no acompanhamento a longo prazo.
A partir da radiografia cefalométrica obtém-se a cefalometria (análise ou traçado cefalométrico). Como toda radiografia, requer corretos fatores energéticos (miliamperagem, quilovoltagem, tempo de exposição e distância focal), posicionamento de cabeça e processamento químico. Erros durante sua execução prejudicam a qualidade da imagem e consequentemente a interpretação. Para padronizar a telerradiografia, a cabeça do paciente é posicionada em um cefalostato, e os fatores energéticos são determinados de acordo com o fabricante do aparelho de raios X, baseando-se no sexo, idade e estrutura óssea do paciente. A radiografia pode ser digitalizada e exportada para um programa computadorizado, onde serão realizadas as mensurações ortodônticas. Outra maneira é obter o cefalograma diretamente sobre a radiografia, em um papel vegetal.
No traçado cefalométrico avaliam-se o contorno e a inclinação dos dentes anteriores; o relacionamento, em termos de posição, das bases dentárias da maxila em relação às da mandíbula, ou seja, os padrões esqueléticos;