Radioatividade
O que é ?
A radioatividade é a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A descoberta da radioatividade pelo raio X
Em 1895, W. Roentgen estava trabalhando com uma ampola de raios catódicos, quando, inesperadamente, uma placa fluorescente, que se encontrava fora da ampola, emitiu luz. Concluiu que saía da ampola um tipo de raios desconhecidos chamando-os de raios X. Colocando sua mão na trajetória dos raios X observou sobre a placa a sombra de seu esqueleto.
Os raios X são ondas eletromagnéticas de pequeno comprimento de onda, bastante energéticas, penetrantes e ionizantes.
Descoberta da radioatividade (natural)
A descoberta dos raios X havia revolucionado o mundo científico. Foi então que o cientista Henry Becquerel tentou descobrir raios X em substâncias fluorescentes.
Após diversas tentativas, Becquerel descobriu que o sulfato duplo de potássio e urânio K2UO2(SO4)2 emitia raios semelhantes aos raios X. (pois são elementos fisicamente instáveis) Após uma experiência ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações quando deixado sobre filmes fotográficos . Os filmes apresentaram manchas e Becquerel concluiu que se tratava dos raios emitidos pelo contato com o elemento.
Os cientistas Curie (Marie Sklodowska e Pierre Curie) que trabalhavam com o cientista Henry Becquerel , começaram a trabalhar em pesquisas com elementos que continham urânio , porem as descobertas só foram constatadas quando eles trabalharam com a pechblenda (minério de urânio) , após as pesquisas com esse minério descobriram o polônio , que é 400 vezes mais radioativo que o urânio. As pesquisas continuaram e, logo depois, o casal Curie anunciava a descoberta de outro elemento muito mais radiativo que o polônio , o “radio”.
A radioatividade artificial É produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor