Radioatividade
1 – DEFINA OS TERMOS ABAIXO APRESENTANDO EXEMPLOS.
a) FISSÃO- A energia proveniente da fissão nuclear é resultado da conversão de massa nuclear em energia. Essa massa nuclear é resultado da Força Nuclear Forte, uma das 4 forças fundamentais, que mantém os nêutrons e prótons ligados no núcleo do átomo.
Fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando grandes quantidades de energia.
CONDIÇÕES PARA OCORRER: A fissão ocorre na natureza à temperatura e pressão ambientes - como as minas de urânio do Gabão, que funcionaram como um reator natural de fissão há 2 bilhões de anos.
ENERGIA GERADA: 6 g de urânio, elemento mais usado na fissão, rendem 0,520 x 10²³ MeV, equivalente ao abastecimento de uma casa com quatro pessoas durante um dia. 1Kg de Urânio-235 equivale cerca de 30t de TNT. Também começou a ser pesquisada na década de 1930 e depois passou a ser estudada para uso militar. Daí surgiu às atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Em 1957, foi inaugurado o primeiro reator de fissão nuclear para gerar energia. Já é usada para a produção de energia, embora o lixo radioativo seja considerado um problema. Também é usada para a fabricação de bombas nucleares, como as da II Guerra Mundial e as atuais, de países como a Coréia do Norte. Quando um átomo de urânio é dividido, ele pode gerar quaisquer dois elementos (desde que o peso dos dois somados seja igual ao do urânio). Isso inclui os altamente tóxicos e radioativos (como o bário), que não podem ser liberado no ambiente, exigindo armazenamento especial.
Energia gerada em um processo de fissão do U-235
Energia cinética de produtos nucleares = 165 MeV
Energia cinética de nêutrons = 5 MeV
Energia de Raios Gama = 7 MeV
Energia de decaimentos Beta = 17 MeV
Energia de decaimentos Gama sec, = 6 MeV
Energia Total da Fissão