radioatividade
Muitas vezes, o conceito da radioatividade é deturpado pela sociedade em detrimento a tragédias do passado. Ao mencionar esse termo, retoma a memória de todos os noticiários sobre acidentes, mortes e cânceres. Além dessa associação de idéias negativas, é natural que as pessoas logo condenem qualquer prática realizada nessa perspectiva.
Assim, com o objetivo de discutir o conceito de radioatividade, este trabalho apresenta as facetas do tema: apesar de discorrer sobre os aspectos negativos, também visa mostrar suas vantagens, aplicações, desenvolvimento e também como é utilizado para ajudar as pessoas, seja na medicina, seja na engenharia.
Conforme tudo apresentado anteriormente tem-se como meta esclarecer que o processo da radioatividade é um processo natural, o qual envolve grande quantidade de energia e que se o homem não for extremamente rigoroso com normas e técnicas adotados, poderá nos levar novamente ao passado, com verdadeiros desastres.
Nesse contexto, é válido ressaltar que graças ao avanço desse setor, muitas pessoas também foram salvas, muitos diagnósticos precoces foram feitos. Na tentativa de desvendar mitos, e esclarecer conceitos, esse trabalho aborda a radioatividade, desde sua descoberta até suas aplicações.
O texto deste trabalho se organiza na seguinte seqüência: a seção 2 traz o conceito de radioatividade. A seção 3 apresenta o histórico das descobertas relacionadas à radioatividade. A seção 4 mostra algumas aplicações dos conceitos em questão, na indústria, na medicina e nas pesquisas científicas. A seção 5 traz alguns cuidados que se deve ter com a utilização da radioatividade, como na eliminação de resíduos e para evitar acidentes. A seção 6 apresenta dois grandes acidentes relacionados ao uso indevido da radioatividade e finalmente, na seção 7, discute-se a interação entre a radioatividade e a humanidade.
2. DEFINIÇÃO DE RADIOATIVIDADE
Toda a matéria que constitui o universo é composta por