ensaio de determinação do índice de matria orgânica
DO ÍNDICE DE MATÉRIA ORGÂNICA
OBJETIVO
Essa determinação é um indicador do grau de poluição da areia, mostrando se o agregado possui mais ou menos matéria orgânica que 300ppm (partes por milhão), servindo como alerta ao técnico, para ensaios complementares, o ensaio de qualidade da areia – ensaio comparativo de resistência à compressão da areia suspeita com uma areia de boa qualidade.
DEFINIÇÃO
A matéria orgânica são substâncias nocivas encontradas nas areias, que se decompõem, tais como; gravetos, folhas vegetais, fezes animais, dejetos residenciais e industriais, e outros.
A IMPORTÂNCIA DO ENSAIO
As moléculas de matéria orgânica que são absorvidas pelos grãos de cimento de uma mistura (tais como; argamassa, concreto e graute), atrapalham a reação do aglomerante com a água. O efeito resultante é o retardamento do cimento e da mistura. É possível empregar areias suspeitas, o importante é verificar experimentalmente os efeitos da matéria orgânica na pega e no endurecimento, valem lembrar que não são tão raros portos de rio ser contaminados por material orgânico de diversas origens, notadamente resíduos industriais, ex: usinas de açúcar e álcool.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
Balança sensível á 0,1 g
Recipiente para coleta da amostra
Concha, espátula e funil
2 frascos de elenmeyer
Proveta de 100 ml
Pipeta graduada
Balão volumétrico
Papel filtrante
Hidróxido de sódio ( NaOH ) a 3%
Ácido Tânico a 2%
Agua destilada
PROCEDIMENTO
Preparação da solução padrão.
No laboratório pesamos 30 gramas de Hidróxido de sódio (NaOH), medimos 1000ml de água destilada no balão volumétrico e 3 ml de Ácido Tânico com a pipeta graduada, colocamos o Hidróxido de sódio (NaOH) e o Ácido Tânico no balão volumétrico junto com a agua destilada e mexemos até dissolver por completo, nossa solução padrão está pronta.
Preparação da amostra.
Pesamos 200 gramas de areia seca