Radioatividade
A radiação é algo bem comum no dia-a-dia do ser humano. Normalmente, quando se pensa em radiação, relaciona-se a palavra a algo perigoso e que envolve máquinas ou produtos e locais dos quais se devem ficar isolado. Porém, a luz, que é criada através de fusões nucleares no Sol, é um exemplo de energia gerada pela radiação, a que estamos expostos todos os dias e é inofensiva. É claro que existem as radiações que causam danos à saúde humana, como a nuclear.
As radiações também são de extrema importância na vida do ser humano. Elas podem estar participando tanto da energia de nossas casas, de nossos aparelhos eletrônicos portáteis, etc.
Nesse relatório, serão apresentadas diversas informações sobre as radiações (radioatividade), como as leis nas quais se encaixam as transmutações, fenômenos radioativos além da aplicabilidade da radiação e algumas curiosidades. Tudo isso, seguido de imagens e equações, para o auxílio à compreensão. E por fim, uma conclusão elaborada pelos alunos, sintetizando o que foi aprendido com este relatório.
Nessa lei teremos a liberação de partículas α que são idênticas ao Hélio (He). Pois quando um átomo de um elemento radioativo emite uma partícula, denominada α, dará origem a um novo elemento que apresenta número de massa (A) com 4 unidades e o número atômico (Z) com 2 unidades a menos. Veja a equação a seguir:
92U238 → 90Th234 + 2He4
Nucleotídeo Nucleotídeo partícula pai filho alfa
(nº atômico X massa atômica)
Nessa equação vê-se que o nucleotídeo pai (U), emitindo uma partícula alfa, forma o nucleotídeo filho (Th). Observa-se que cada lado da equação tem se 238 de massa atômica e 92 prótons. É uma das regras a serem observadas.
Obs: Essa foi a primeira radioatividade detectada por Becquerel foi resultado de um decaimento do isótopo.
2.1.2 Lei de Emissão β (beta) ou Lei de Soddy, Fajans e Russel
Raios beta são feitos de correntes de elétrons, geralmente de alta energia, chamadas partículas