radioatividade
Radioatividade *
A diferença entre fluorescência e fosforescência
Fluorescência é quando determinada substância tem a capacidade de emitir luz assim que exposta a radiações do tipo raios ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X.
Essas radiações quando absorvidas (invisíveis a olho humano) se transformam em luz visível. Assim por exemplo o que acontece, quando determinados materiais brilhem a exposição de UV emitida por uma “luz negra”.
O fenômeno da fluorescência consiste na absorção de energia por um elétron, passando do estado fundamental (S0) para o estado excitado (S1), este elétron ao retornar ao estado fundamental é acompanhado pela libertação de energia em excesso através da emissão de radiação. E todo esse processo é extremante rápido.
A diferença entre fosforescência e fluorescência, é que geralmente, a fluorescência dura apenas quando existir algum tipo de estímulo.
A aplicação mais tradicional deste fenômeno são as lâmpadas fluorescentes, onde uma substância branca que recobre o seu interior de cristal emite luz quando se cria uma corrente elétrica no interior do tubo.
Outro uso muito comum da fluorescência é o de detectar bilhetes falsos, pois somente os verdadeiros levam impressos uma tinta fluorescente que são visíveis apenas pela “luz negra”.
Fosforescência é a capacidade que determinada espécie química tem de emitir luz, mesmo no escuro. É um fenômeno particular de um fenômeno geral denominado luminescência.
Um bom exemplo disso são as placas de sinalização de rodovias, que são feitas com tintas fosforescentes. Isso também é usado em tubos de televisão, e em detentores de partículas elementares.
DESCOBERTA DO RAIO-X
Em meados do século XIX uma série de pesquisas revelou ao homem que a radiação existe. Faraday fez experiências com um tubo de vidro contendo eletrodos ligado a uma fonte de alta tensão. Quando o ar foi retirado do tubo apareceram