Radiações
Radiação
Thomas Bernardes Lopes
14143000
Cabedelo, 2014
TIPOS DE RADIAÇÃO
Radiações Corpusculares
Partícula Alfa (α): A partícula alfa tem carga elétrica +2 e número de núcleons A = 4 e corresponde então a um núcleo de hélio sem elétrons, ou melhor, um núcleo duplamente ionizado.
São emitidas com velocidade não muito inferior a 20.000 km/s. Possuem pequeno poder de penetração, sendo interceptada por uma folha de papel ou pela camada de células mortas da superfície da pele, pois quando atravessam uma camada de ar, perdem rapidamente energia pela colisão com as moléculas de ar, sendo, portanto, retidas em poucos centímetros.
Partícula Beta (β ̄ ): Os raios β ̄ são defletidos pelo campo magnético na direção oposta à dos raios α, que são partículas positivas. Assim, os físicos chegaram à conclusão de que esses raios são formados por partículas de carga negativa, que foram chamadas inicialmente de partículas β ̄. Mais tarde descobriu-se que estas partículas β ̄ são na verdade elétrons (e).
A partícula beta é cerca de 7 mil vezes mais leve que a partícula alfa, com velocidade que pode chegar a 95% da velocidade da luz, com isso, possui maior poder de penetração conseguindo atravessar a camada superficial da pele e causar algumas queimaduras.
Os processos de decaimento radioativo são de origem nuclear, porém o núcleo apresenta apenas prótons e nêutrons. Desse modo, foi descoberto que a partícula beta é resultado do decaimento de um nêutron em três outras partículas: um próton (p) que permanece no núcleo, um elétron (e) emitido com alta energia, deixando para trás um átomo com número atômico Z aumentado em 1 unidade (Z+1) e uma partícula nova, o neutrino, que conserva energia.
Pósitron (β+) : tem a mesma massa que o elétron, mas possui uma carga positiva. O pósitron é a antipartícula do elétron. Assim como no decaimento β-, o pósitron emitido no decaimento β+ não estava no núcleo antes