Radiação
Pelo elemento condutor de energia:
Radiação eletromagnética - fótons.
Radiação corpuscular - partículas (prótons, nêutrons, etc.)
Radiação gravitacional - grávitons.
Pela fonte de radiação:
Radiação solar - causada pelo Sol.
Radiação de Cerenkov - causada por partículas com a velocidade superior a da luz no meio.
Radioatividade - núcleos instáveis.
Pelos seus efeitos:
Radiação ionizante - capaz de ionizar moléculas.
Radiação não ionizante - incapaz de ionizar moléculas.
Degradação de materiais por radiação
Tipos de radiação:
Radiação alfa
Radiação beta
Radiação gama
Radiação X
Os elementos condutores de energia determinam as formas de radiação eletromagnética ou corpuscular.
A radiação eletromagnética se caracteriza pela oscilação entre um campo elétrico e um campo magnético e está classificada de acordo com a frequência de ondas, sendo as mais conhecidas: ondas hertzianas (de rádio ou TV), microondas, radiação infravermelha, ultravioleta, raios X e raios gama.
A radiação corpuscular é constituída por partículas subatômicas, sendo os tipos mais conhecidos: elétrons, prótons, nêutrons, dêuterons e partículas alfa e beta. Existem quatro tipos de radiação: alfa, beta e gama e X.
A radiação é produzida de forma natural ou artificial. Na natureza, a radiação ultravioleta (raios UV) e a infravermelha são aquelas produzidas por corpos que apresentam calor, sendo o Sol a principal fonte. A radiação ultravioleta também pode ser obtida artificialmente através de lâmpadas fluorescentes ou câmaras de bronzeamento artificial.
Radiação ionizante
A radiação ionizante é a designação dada às radiações de tipo eletromagnético e corpuscular, que ao entrarem em contato com a matéria, causam direta ou indiretamente a criação de iões. Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser ionizante (alto nível de energia) ou não-ionizante (baixa energia).
A radiação