Radiação X
Tubos de raio X: conversor de energia. Recebe energia elétrica que converte em raios X e calor. O calor é um subproduto indesejável no processo. O tubo de raios X é projetado para maximizar a produção de raios X e dissipar o calor tão rápido quanto possível.
- Cátodo: O cátodo é o eletrodo negativo do tubo. É constituído de duas partes principais: o filamento e o copo focalizador. A função básica do cátodo é emitir elétrons e focalizá-los em forma de um pequeno feixe bem definido apontado para o anodo. Em geral, o cátodo consiste de um fio em espiral (ou filamento) dentro de uma cavidade (copo de focagem)
- Ânodo: O ânodo é o pólo positivo do tubo, serve de suporte para o alvo e atua como elemento condutor de calor. O ânodo deve ser de um material (tungstênio) de boa condutividade térmica, alto ponto de fusão e alto número atômico, de forma a otimizar a relação de perda de energia dos elétrons por radiação (raios X) e a perda de energia por aquecimento. Existem dois tipos de ânodo: ânodo fixo e ânodo giratório.
Radiação X Característica:
- Espectro: Transferencia de energia que retira um elétron de sua órbita, girando uma lacuna na eletrosfera
Radiação X de freamento: Freamento de um elétron acelerado ao passar próximo do núcleo de um átomo.
-Espectro:
Tensão: Diferença de potencial aplicada entre os eletrodos (positivo e negativo). Visualizado pelo contraste.
Corrente: Número de elétrons acelerados. Caracterizado pela quantidade de radiação.
Tempo de exposição: mAs: Número de raio X no feixe primário