RADAR DE iNOVAÇÃO - CLIENTE
Devido a alta competitividade no mercado atual, as empresas buscam atributos que remetam o consumidor a comprar e ser fiel a sua marca. Para que isso ocorra é necessário envolver o consumidor com a marca, proporcionando emoções que impulsionam á comprar independente de valores monetários, mas sim pela maneira que o mesmo sentiu a marca ou produto. É é essa a diretriz que o radar de inovação Experiência do cliente proporciona, uma nova visão de como envolver o consumidor com a marca, e para que isso ocorra é de extrema importância trabalhar os sistemas representacionais dessa forma o cliente é atingindo pelo sistema que é mais aflorado no momento pois, é através do mesmo que o cliente será remetido á experiências vividas, e involuntariamente fará a compra.
Os sistemas representacionais são Visual, Auditivo e Cinestésico.
Visual - utilizar a visão para absorver as informações, ou seja precisar ver para captar as mensagens ao redor, o mesmo perceber as coisas como imagem, possuem memória fotográfica, e dificuldade para entender instruções orais. Para remetê-los á experiências e necessário trabalhar esse sentido para que o mesmo "ver ou se ver" na marca. auditivo - O sentido predominante desse sistema representacional é a audição, seu aprendizado dar-se através dos ouvidos. Elas absorvem os sons a sua volta mas não consegue perceber mudanças visuais. Para que os grupos desse sistema possam vivenciar momentos inesquecíveis é necessário "ouvir" o que a marca tem á dizer.
Cinestésico - O individuo incluso nesse sistema tem a necessidade de sentir, aprende fazendo ou executando, percebem as coisas através do corpo, precisam de toques e aproximação abraços, apertos de mão, são indispensáveis para eles. Para atingir e levá-los a um patamar de satisfação e experiência temos que fazer este individuo "sentir" a marca.
O segmento varejista costuma trabalhar o sistema visual