Racismo
Isso gera certa instabilidade na sociedade, pois cria-se uma divisão que ocasiona diferentes grupos dentro de uma mesma sociedade. Existem várias formas de manifestação do racismo, pode ser através de comentários, de ações, entre outras. A pessoa racista não se importa com o sentimento dos outros ao manifestarem suas críticas discriminatórias. As pessoas que são vítimas de racismo normalmente são retraídas, inseguras, etc., pois acham que não são conforme o padrão da sociedade, sendo que o padrão quem estabelece somos nós mesmos.
Qualquer pessoa que paga seus impostos em dia, que trabalha honestamente, tem seus deveres como também seus direitos, entre eles o da liberdade de se expressar.
As pessoas têm que se conscientizar de que devem respeitar os outros para que da mesma forma sejam respeitadas.
O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
Um grupo social dominante, seja em aspectos econômicos ou numéricos, sente a necessidade de se distanciar de outro grupo que, por razões históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à crença de superioridade ou de iniquidade.
Nesse contexto, a falta de análise crítica, a aceitação cega do mito gerado dentro do próprio grupo e a necessidade de continuar ligado ao seu