racismo
Palestrante: Marlene Moraes Data: 25/06/2012
Curso: Ciências Contábeis Série: 1° Ano
Questões Raciais nas Escolas
A escola como um local que produz conhecimento tem papel priveligiado para desenvolver dialogo e respeito com relação a questão racial. As leis surgem da demanda de um povo que se sente discriminado tornando-se presente no ambiente educacional.
O governo federal instituiu a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história da África, e da cultura Afro-brasileira em todo o Ensino Fundamental e Médio. A fim de superar a questão racial propõe-se reflexão sobre a cidadania e a democracia, não convivendo com a discriminação racial; contextos sócios históricos, educação democrática, educação aberta a todos; a inclusão social; qual relação entre as questões raciais nas escolas.
O racismo teve sua época de algi entre 1870 1930. No Brasil ele nasceu associado a escravidão e foi em 1888 ocorreu a abolição da escravatura. Em 1838 o Brasil teve foi influenciado pela Europa com o Positivismo Conteano e Darwinismo Social.
Darwinismo – transmite a ideia de uma ideologia de crenças globais, onde cria métodos de compreensão da cultura impregnados de equívocos e preconceitos.
Conceito da frenologia - ciência que trata das funções atribuídas a cada parte do cérebro;
O etnocentrismo é a convicção de que o nosso grupo representa tudo o que é verdadeiro e bom e está no centro do universo social.
A xenofobia é o temor e o ódio a estranhos. O comportamento dos outros é diferente do nosso grupo. Logo é esquisito e maldoso. Nós somos “ os bons” e eles “os maus”.
Envolver toda a sociedade neste projeto e envolver os alunos nestas questões raciais, são amplas as questões, há necessidade de envolver toda a família, escola deve analisar criticamente e desenvolver um ambiente de construção de conhecimento.
Cidadania quer dizer um conjunto de direitos e deveres pelo qual o indivíduo está sujeito no seu