Racismo
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de filosofia e tem como temas o racismo, a xenofobia e o chauvinismo.
A realização deste trabalho visa estimular os alunos a efectuar uma reflexão filosófica acerca dos diversos temas.
Para melhor expressar o meu ponto de vista sobre esta problemática apoiei-me não só na “relação do “eu” com o outro”, conteúdo leccionado nas aulas de filosofia do 10º ano, mas também na análise da evolução dos termos abordados.
Quanto à pesquisa efectuada para a elaboração do trabalho proposto, centrei-me tanto na actualidade (notícias, reportagens, estudos, teorias…) como em factos da história a nível mundial (Apartheid, luta pela igualdade de direitos por parte de Martin Luther King…).
O racismo, a xenofobia e o chauvinismo são problemáticas extremamente importantes para a sociedade actual visto que a afluência tanto de imigrantes como de turistas, factores de influência positiva à economia, tem tendência a aumentar.
É, portanto, de suma importância discutir o tema com vista a minimizar o problema das atitudes racistas, xenófobas e chauvinistas.
Análise etimológica dos termos
A etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e explica o seu significado através da análise dos elementos que as constituem.
É, assim, o estudo da composição dos vocábulos e das regras da sua evolução na história.
Façamos, pois, a análise etimológica dos termos:
Racismo:
A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe.
Racismo = Raça + “ismo”
Para percebermos o significado da palavra racismo temos de entender o que significa realmente a palavra raça.
Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie.
A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie.
Assim, racismo, não é