Racismo: critica ao comercial da DEVASSA
Arquitetura e Urbanismo
2º Período
Trabalho
Análise Crítica de Publicidade
AUTORES
Luana Luiza Gomes A. Rocha
Maria Beatriz Mendonça
PROFESSOR(A)
Manuel Muñoz
Ana Clara Santos
Belo Horizonte, Novembro de 2013.
Arquitetura e Urbanismo – Turno Noturno
Propaganda veiculada pela empresa Brasil Kirin, detentora da marca Devassa, em 2011.
A campanha Devassa Tropical Dark foi veiculada nos meios de comunicação brasileiros nos anos de 2010 e 2011. A denúncia contra a publicidade foi feita pelo PROCON do Espírito Santo ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), em 2011. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) determinou que fossem feitas alterações no material de divulgação e o Ministério da Justiça instaurou processo administrativo para apuração de suposta publicidade abusiva contra a empresa Brasil Kirin (Schincariol).
1. Que produto se quer vender através do anúncio? Este produto é uma necessidade humana ou é um objeto de desejo?
A propaganda da Devassa visa vender cerveja, um tipo de bebida alcoólica muito popular no Brasil. Seguidas campanhas publicitárias associaram as vantagens do consumo da cerveja gelada ao clima quente do Brasil. Posteriormente, incentivou-se o consumo da cerveja escura no inverno.
2. Que técnicas criativas são usadas para atrair nossa atenção? Como são as cores, os objetos, cenários e vestuário?
As propagandas de cerveja sempre associam o seu consumo a uma situação desejável: lugares bonitos, aprazíveis, descontraídos, repletos de pessoas alegres, jovens, bonitas, bem vestidas ou com pouquíssima roupa. Mulheres jovens, bonitas e sensuais estão sempre presentes nas propagandas de cerveja.
De acordo com os textos analisados na disciplina Ser humano em relações, a propaganda se vale do recurso da associação emotiva ou simbólica para despertar no consumidor o desejo de possuir ou consumir