Barramentos de Comunicação
RESUMO
Os Barramentos de comunicação são responsáveis por transmitir dados entre dispositivos de hardware. Podem ser classificados em dois grupos distintos: seriais e paralelos, sendo que cada tipo de barramento pode ser subdividido de acordo com: a utilização, os tipos de dados a serem transmitidos/recebidos, formas de conexão, velocidades de transmissão, etc.
Palavras-chave: Barramentos; serial; paralelo.
INTRODUÇÃO
Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação (fios elétricos condutores em paralelo) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como: CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos. O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2: 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc. Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo: 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.
Existem três funções distintas nos barramentos:
Comunicação de Dados: função de transporte dos dados;
Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar e
Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações.
Os diversos tipos de barramentos deram origem aos dispositivos de comunicação de dados que analisaremos nos tópicos a seguir.
1 Porta serial, Porta paralela, ISA 8 Bits, ISA 16 Bits
A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar pendrives, modems, mouses (ratos), algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware. Na interface serial, os bits são transferidos em fila, ou seja, um bit de dados de cada vez. O padrão RS-232 foi originalmente definido para uma comunicação por meio de 25 fios diferentes. A IBM ao utilizar o padrão