Racionamento de energia eletrica
FACULDADE DE ENGENHARIA - FEN
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO ATUAL
• Racionamento de energia
• Possíveis soluções alternativas
• Redução de tarifa de energia
Rio de Janeiro/Janeiro/2013
No Brasil, a maior parte da energia elétrica produzida vem de uma fonte renovável - a água, através das usinas hidrelétricas; depois, de termelétricas; e, por último, de usinas nucleares.
• Energia hidrelétrica:
Como o Brasil possui muitos rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para fazer girar turbinas é aproveitar a força das águas, construindo usinas hidrelétricas. Em uma usina desse tipo, uma barragem, também conhecida como represa, controla as águas do rio.
No interior da barragem, são instalados grandes tubos inclinados, geralmente chamados de aquedutos, que abrigam as turbinas. A água desce pelos tubos e faz girar o sistema de hélices, movimentando o eixo dos geradores que produzem a energia elétrica. Perto dos geradores são instalados os transformadores, equipamentos que acumulam e enviam a energia elétrica para os cabos das linhas de transmissão.
Depois de movimentar as turbinas, as águas voltam para o leito do rio sem sofrer nenhum tipo de degeneração. É por isso que a energia hidrelétrica é considerada uma fonte limpa, além de ser renovável. No Brasil, a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas.
Construída e administrada por Brasil e Paraguai, Itaipu, no rio Paraná, é a segunda maior hidrelétrica do mundo em potência instalada, com 14 mil megawatts de capacidade de geração, atrás apenas de Três Gargantas, na China. A Eletrobras detém metade de Itaipu em nome do governo brasileiro, além de ser dona, por meio de suas empresas, de algumas das principais hidrelétricas em operação no país, como