RACIONALIZAÇÃO DO PROJETO E SEUS REFLEXOS, COM APLICAÇÃO DA AUTOMAÇÃO EM EDIFICAÇÕES VERTICALIZADAS
REFLEXOS, COM APLICAÇÃO DA
AUTOMAÇÃO EM EDIFICAÇÕES
VERTICALIZADAS
Osvaldo Ribeiro da Cruz Filho* osvaldocruz@globo.com Eduardo Linhares Qualharini† qualharini@all.com.br Resumo
O uso de componentes que permitam realizações de tarefas na automação de sistemas de infraestrutura torna o Arquiteto parte integrante do processo, devendo ter conhecimento destes sistemas para poder administrar as necessidades espaciais no projeto da edificação verticalizada.
O sistema de sucção e recalque de água tratada nas edificações deve acompanhar a tecnologia que pode ser utilizada e que evoluiu consideravelmente nos últimos anos. A conscientização no meio profissional, da necessidade cada vez mais precisa e rigorosa com dispositivos e componentes, que permita automatizar sistemas de transporte de fluidos, visando à eficiência, durabilidade e custos reduzidos, permitirão exigências de projetos objetivos com alto índice técnico e com perfeição cada vez maior na integração das instalações hidráulicas com a Arquitetura e a estrutura da edificação. Este trabalho mostra que utilizando a automação é possível eliminar o reservatório superior de acumulação de água em edifícios minimizando o consumo de energia, e permitindo a Arquitetura melhor aproveitamento do espaço da cobertura da edificação.
Palavras-chave: Edificações Inteligentes. Automação Predial. Reabilitação de
Edificações.
*
Eng. Eletricista, D.Sc, Prof. Titular do Dep. de Eletrotécnica CEFET-RJ. Responsável pelo LABINSMED Lab. De Instrumentação e Medidas Elétricas.
†
Eng. Civil, D.Sc., Prof. Associado da Esc.Politécnica e do PROARQ/FAU - UFRJ, responsável pelo Lab. de Usabilidade das Edificações.
1. Introdução
1.1 Sistema Indireto de distribuição
O sistema de sucção e recalque de água tratada nas edificações deve acompanhar a tecnologia que pode ser utilizada e que evoluiu consideravelmente nos últimos anos. A conscientização no meio