Racionalismo
O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.
Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins 1 . Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo, base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.
CARACTERISTICAS
1. O nosso conhecimento sobre a realidade não vem dos sentidos, mas da razão e do entendimento.
2. O conhecimento só pode ser construído dedutivamente a partir de primeiros princípios ou entendimento idéias inatas que nada têm a ver com experiências sensoriais.
3. Entendimento sabe diretamente apenas seus próprios conteúdos, que chamou idéias. Esta concepção de idéias tão diferente do amor platônico e agostiniano.
4. A dedução e intuição, especialmente intelectual são os instrumentos mais adequados para atingir um certo conhecimento:
a) A operação é intuição intelectual através dos quais alguns são capturados nas idéias tal claro e distinto que existe a possibilidade de duvidar absolutamente certo bem capturado.
b) A dedução é a operação intelectual que permite o verdadeiro conhecimento de outros conhecimentos anteriormente reconhecido como verdadeiro e real. Assim, a inferência dedutiva é, no fundo, uma intuição que se estende ao longo de uma cadeia de raciocínio.
5. O modelo e paradigma do conhecimento é que a matemática ─ geometria e aritmética.
6. Confiança na razão, que não tem limite e pode chegar, a saber, tudo real.
7. Defesa da racionalidade do mundo. Tudo o que acontece no mundo,