Atletismo
Como montar uma pista de atletismo com materiais adversos
São Paulo
2013
Avaliação II – Disciplina Atletismo
Como montar uma pista de atletismo com materiais adversos
São Paulo
2013
Relatório AV2 – Atletismo
Como montar uma pista de corrida com materiais adversos
Corrida adaptada: 25mts rasos masculino e feminino – corrida de velocidade
Objetivo: Montar 3 raias de largura oficial – 1,22m - com 25mts de comprimento com materiais adaptados e reciclados.
Intuito: mostrar que nas escolas públicas e particulares, ou em diversos outros espaços utilizados nas aulas de educação física, é possível com muita criatividade e conhecimento utilizar-se de materiais adaptados, por exemplo, para se construir uma pista de atletismo não oficial, e dentro dela desenvolver uma atividade educativa ensinando os alunos sobre tal modalidade esportiva. Além de participarem ativamente da prática do esporte o aluno se motiva pela própria construção da pista que o fará parte indispensável do processo criativo.
Número de participantes do trabalho: 15 integrantes
Materiais utilizados: Retalhos de panos e areia para fazer as raias / Elástico ou fita para compor a largada e a chegada / bexiga para fazer o disparo da largada / Uma câmera fotográfica montada com materiais reciclados para imitar as câmeras automáticas na chegada das competições oficiais / Papelão e fita para a confecção das medalhas / Madeira reutilizada para a construção dos pedais da largada para saída baixa sobre 5 apoios / Papel sulfite amarelo para a impressão do patrocinador e dos números dos competidores no peito de cada atleta.
Desenvolvimento: Com retalhos de panos envoltos em areia, costuramos linhas de 25mts de comprimento, assim montamos as raias com a distância de 1,22mts entre cada uma delas. Com elástico ou fita, montamos a linha de largada e a linha de chegada. Com bexigas, simulamos o sinal sonoro que acontece nas competições oficiais no