Raciocínio Lógico
1. (UEL) Um professor de Matemática comprou dois livros para premiar dois alunos de uma classe de 42 alunos. Como são dois livros diferentes, de quantos modos distintos pode ocorrer a premiação?
42 x 41
a) 861
b) 1722 (Reposta)
c) 1764
d) 3444
e) 242
2. Ana encontra-se à frente de três salas cujas portas estão pintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das três salas encontra-se uma e somente uma pessoa – em uma delas encontra-se Luís; em outra, encontra-se Carla; em outra, encontra-se Diana. Na porta de cada uma das salas existe uma inscrição, a saber:
Sala verde: “Luís está na sala de porta rosa”
Sala azul: “Carla está na sala de porta verde”
Sala rosa: “Luís está aqui”.
Ana sabe que a inscrição na porta da sala onde Luís se encontra pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrição na porta da sala onde Carla se encontra é falsa, e que a inscrição na porta da sala em que Diana se encontra é verdadeira. Com tais informações, Ana conclui corretamente que nas salas de portas verde, azul e rosa encontram-se, respectivamente:
Diana não pode estar na sala rosa pois ela só fala verdade, logo a Diana só pode estar na sala verde ou azul. Suponhamos que a Diana esteja na sala azul: como Diana fala a verdade, Carla tem que estar na verde, portanto só sobra a sala rosa para Luís. Temos então um absurdo, pois nesse caso Carla está falando verdade (o que é impossível). Logo Diana só pode estar na sala verde. Como Diana diz verdade temos que Luís está na rosa e Carla só pode ficar na azul.
a) Diana, Luís, Carla
b) Luís, Diana, Carla
c) Diana, Carla, Luís (Reposta)
d) Carla, Diana, Luís
e) Luís, Carla, Diana
3. (GEFAZ/MG-2005) A afirmação “Não é verdade que, se José está em Aracaju, então João está em Manaus” é logicamente equivalente à afirmação:
Negar uma condicional:manter a primeira parte e negar a segunda: “José está em Aracaju e João não está em Manaus”. Não tem essa resposta, vejamos as negações... ~(p