Raciocinio L Gico
DIMAS MONTEIRO DE BARROS
CAPÍTULO 1
PROPOSIÇÃO. ARGUMENTOS.
1.1. INTRODUÇÃO
Antes de iniciarmos nossos estudos sobre lógica, resolva o problema abaixo (assinalando a alternativa correta), de um dos concursos para Fiscal do ICMS do Estado de São Paulo:
As rosas são mais baratas do que os lírios. Não tenho dinheiro suficiente para comprar duas dúzias de rosas. Logo,
a. tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de rosas.
b. não tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de rosas.
c. não tenho dinheiro suficiente para comprar meia dúzia de lírios.
d. não tenho dinheiro suficiente para comprar duas dúzias de lírios.
e. tenho dinheiro suficiente para comprar uma dúzia de lírios.
Até que este é fácil, não é? Você provavelmente deve ter raciocinado da seguinte maneira: o problema afirma que as rosas são mais baratas do que os lírios. Assim, é evidente que, se não tenho dinheiro para comprar duas dúzias de rosas, também não terei dinheiro para comprar a mesma quantidade de lírios, que são mais caros. Ficamos, então, com a alternativa (d).
É bastante simples, ainda, constatar que todas as demais alternativas estão erradas. A alternativa (a) está errada, porque o fato de eu não ter dinheiro para comprar duas dúzias de rosas não garante que meu dinheiro seja suficiente para comprar uma dúzia. Também não garante que meu dinheiro não seja suficiente para isso, o que elimina também a alternativa (b). A alternativa (c) também está errada, pois pode ser que o pouco dinheiro que tenho dê para comprar meia dúzia de lírios (afinal, a única certeza que tenho é que não posso comprar duas dúzias dessa flor, mas talvez possa comprar menos). E, finalmente, a alternativa (e) também é incorreta, pois eu posso ter tão pouco dinheiro, ou mesmo nenhum centavo, a ponto de não poder comprar nem uma dúzia de lírios. Enfim, a única coisa que o enunciado realmente me diz é que, sendo os lírios mais caros do que as rosas, se não tenho dinheiro para comprar