Raciocinio lógico
PROJETO DE CURSO BÁSICO DE LIBRAS
ARCOVERDE-PE
2011
SHAYRA ROXANNA FREIRE
“Um sonho que se sonha só é um sonho. Um sonho que se sonha junto é realidade”.
Madalena Freire
Arcoverde – PE
2011.
INTRODUÇÃO
No Brasil existem cerca de 24 milhões de pessoas portadoras de deficiência, o que nos mostra cerca de 14% da população. Dentre esse percentual, 5,7 milhões são pessoas com deficiência auditiva (Censo – IBGE 2000). Com isso, essas pessoas encontram-se exclusas da sociedade de diversas formas tanto na vida social como na produtiva.
Ao falarmos de inclusão vemos que os portadores de necessidades especiais encontram barreiras na educação brasileira, pois enquadrar pessoas surdas é um desafio, já que são várias as dificuldades e problemas enfrentados como, por exemplo, a falta de comunicação oral, que é prejudicial no aprendizado, como também a aplicação de métodos descontextualizados com a realidade sócio-cultural do aluno. Valendo lembrar que não se pode desprezar a falta de preparo da maioria dos educadores que operam nessa área.
A educação é o meio primordial para o futuro, nele encontra-se a base para o nosso sucesso. Constantemente vemos em meio às mídias, mostrar que a educação deve ser baseada no aproveitamento das diferentes raças, culturas, mas na realidade vemos o isolamento de pessoas que são excluídas de um processo de cidadania por serem ditas “diferentes”.
Assim, visamos esse projeto, para levar até as pessoas, o processo de inclusão por meio da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), cuja deve ser valorizada, por ser o único meio de quebrar com essa exclusão social.
JUSTIFICATIVA
Evidenciamos este projeto para mostrar e esclarecer a docentes, alunos e comunidade em geral, a importância da LIBRAS na comunidade e a necessidade de um redirecionamento que favoreça o seu desenvolvimento global, o seu preparo para o trabalho e sua inserção social. Assim, propondo por meio da LIBRAS, o