Raciocinio lógico
A inteligência não pode ser medida pois é definida por diversos fatores,como por exemplo, experiências e vivências no âmbito profissional e na vida pessoal , experiências e moradias de cada ser vivo, portanto não existe pessoa mais inteligente que a outra, apesar desse termo ser utilizado constantemente por diversas pessoas.
Os mecanismos de inteligência possibilitam uma perspectiva de visão e compreensão diferente para cada ser humano, onde a busca do conhecimento verdadeiro é possível pela transformação do homem que impulsiona assim a transformação do planeta.
Conforme as observações de Garnet que se contrapõem as opiniões de Pascoal, podemos compreender que a inteligência mais efetiva depende de cada caso e não conforme cada pessoa, sendo assim não podendo ser medida, como nos testes de QI, que medem a inteligência do homem universal sem levar em consideração suas experiências e vivencias pessoais.
A definição de inteligência é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em determinado ambiente ou comunidade cultural, sendo assim, cada ambiente, e cada caso tendo que ser analisado, administrado de uma maneira especifica e não somente de uma maneira.
Garnet afirmou também que os seres humanos possuem 8 tipos de inteligências, mas que somente uma ou duas são desenvolvidas, por essa razão existem poucas pessoas que são boas em todas as inteligências, e uma grande maioria que não teve elas exploradas devidamente.
O surgimento do raciocínio que é o processo da transformação de ideias ,sua comparação e formulação de juízos afim de resolver um problema, possibilitou o surgimento do raciocínio como ferramenta de trabalho, da arte de pensar, complementando assim a razão e a inteligência , fundamentais para a formulação do conhecimento humano.
Somente a partir da definição de inteligência possibilitado pelo conceito de Pascoal e o contraponto de Garnet, o conhecimento da existência das 8 inteligencias, a