RA91057
1709 palavras
7 páginas
Universidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
A FISIOCRACIA E SUAS PRINCIPAIS IDEIAS
1-CONTEXTO HISTORICO E ASPECTOS BIOGRAFICOS
1.1. Características da Escola
Os fisiocratas foi um grupo de pensadores franceses, que conhecidos como “os economistas”, foram os primeiros a formar uma doutrina, verdadeira escola de pensamento econômico, com corpo teórico solido e compartilhado.
O marco inicial se deu através da publicação dos verbetes Rendeiros e Grãos de autoria de Quesnay. O termino, queda de Turgot do ministério das finanças e publicação de “A riqueza das nações” de Adam Smith.
Fisiocracia é a ciência do governo da vida social, que descobre suas leis naturais e indica a conduta econômica do governo e das classes, para o aumento da riqueza e o alcance da prosperidade. As teorias representam uma reação ao mercantilismo e a (certas) características feudais do antigo regime. As reformas são pregadas através do despotismo esclarecido.
Os fisiocratas exerciam militâncias por suas ideias, considerados como excêntricos, tiveram uma influencia passageira na historia francesa.
O período correspondente a essa doutrina: transição entre dois sistemas econômicos, do feudalismo para o capitalismo.
1.2. Características da França
Economia basicamente agraria, encontrava-se com grandes dificuldades financeiras. A agricultura apresenta duas diferentes realidades, ao norte penetração do capitalismo enquanto que o sul com pequenas propriedades voltadas para subsistência.
A agricultura era o centro do sistema econômico, pois a revolução da técnica agraria (Inglaterra) trouxe para a ordem do dia. Era sobrecarregada pelas condições impostas pela nobreza proprietária de terras. Exportação proibida, fluxo externo dificultado por leis e impostos.
A cidade era baseada no artesanato, com objetivo de servir á nobreza atividade sujeita a muitas regulamentações, impostos e tarifas