Químico
SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA O- E P-NITROFENOL POR CROMATOGRAFIA EM COLUNA CROMATOGRAFICA.
Discente: Anderson Luiz Pupo de Oliveira
Discente: Iago Luís Burdin
Discente: Natanael Batista David
Disciplina/Semestre: Química Orgânica Experimental / 6° Semestre.
Docente: Adriana A. Bosso Tomal.
ARAPONGAS – 2014
RESUMO:
O processo de separação ocorre devido cada substancia constituintes de uma mistura possuir e manter suas características próprias, a cromatografia é uma das maneiras mais poderosas e usadas para separação de misturas, porque é, frequentemente, econômica e pode fornecer informação tanto quantitativa como qualitativa. O melhor solvente para a eluição dos isômeros o-nitrofenol e p-nitrofenol é o hexano/acetato de etila (75/25)%, a técnica abordada é amplamente utilizada para esta finalidade.
1. INTRODUÇÃO:
A separação de misturas deve-se ao fato que cada componente de uma mistura mantém suas propriedades, podemos separar uma mistura em seus componentes, tirando vantagens das diferenças em suas propriedades, tais como polaridade, pH, entre outros. As diferentes capacidades das substancias em aderir ás superfícies de vários sólidos, como papel e amido, podem ser usados para separar misturas. Esta é à base da cromatografia (literalmente a escrita das cores), uma técnica que pode dar resultados maravilhosos e dramáticos (BROWN, 2005).
No início do século XX, o botânico russo M.S. Tsvet, encontrou uma maneira de separar os muitos pigmentos de flores e folhas. Ele moeu as plantas e dissolveu os pigmentos, então despejou a solução no topo deum tubo vertical cheio com giz moído. Os diferentes pigmentos percorrem a coluna com diferentes velocidades, produzindo bandas coloridas no tubo, inspirando o nome cromatografia. A separação ocorreu porque os diferentes pigmentos foram absorvidos em diferentes extensões pelo giz (ATKINS, 2001).
A cromatografia é uma das maneiras mais poderosas