Química
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL
Síntese de óxido ácido e óxido básico
Luana Soraya Henning França,RA: 70250
Maringá – PR
Maio de 2013
1.0 INTRODUÇÃO
1.1 Fundamentos teóricos:
Uma reação química é considerada uma síntese quando duas ou mais reagentes formam um único produto acompanhe pela figura 1.2. A + B → AB (Fig. 1.2)
Os reagentes A e B podem ser substâncias elemento, composto ou composto e elemento, já o produto AB é sempre um composto veja figura 1.3. S + O2 → SO2 (Fig. 1.3)
Temos vários exemplos de reações de síntese onde A e B são elementos. No laboratório pode-se observar formação de um óxido ácido e um óxido básico.
Óxidos ácidos são compostos moleculares, geralmente gasosos e solúveis em água, aqueles que ao reagirem com a água produzem um ácido como produto, veja figura 1.4.
SO2 + H2O → H2SO3 (Fig. 1.4)
O Magnésio reage com o oxigênio do ar, formando óxido de magnésio. Esta reação é bastante rápida e libera grande quantidade de energia em forma de luz e calor.
Mg + ½ O2 → MgO (Fig 1.5) Óxidos básicos são sólidos iônicos, de alto ponto de fusão e ebulição, quando reagem com água formam bases. O óxido de magnésio, reage com água formando uma base Mg(OH)2, se tem uma base, por isso é classificado como óxido básico, veja figura 1.6. MgO + H2O → Mg(OH)2 (Fig.1.6)
2.0 OBJETIVOS
Sintetizar um óxido ácido e um óxido básico.
Identificar o caráter ácido e básico destes óxidos quando os mesmos reagem com água.
3.0 PROCEDIMENTOS
3.1 Síntese de um óxido ácido
Adicionou-se cerca de 100 mL de água destilada em um erlenmeyer de 250 mL. Colocou-se uma pequena quantidade de enxofre no dispositivo de combustão e iniciar a queima no bico de