Química
Introdução Teórica O grupo carbonila, contém uma ligação dupla do carbono ao oxigênio. Substâncias que contêm o grupo carbonila são conhecidas como substâncias carboniladas e são abundantes na natureza.
Os substituintes fortemente ligados ao grupo carbonila afetam a reatividade das substâncias carboniladas. Sendo divididos em: * Substâncias carboniladas da classe I: são aquelas em que o grupo acila (grupo em que um grupo carbonila está ligado a um grupo alquila ou arila) está ligado a um átomo ou grupo de átomos que podem ser substituídos por outro grupo.
Ex.: Ácidos carboxílicos, Haletos de acila, Anidridos de Ácidos, Ésteres e aminas. * Substâncias carboniladas da classe II: são aquelas nas quais o grupo acila está ligado a um grupo que não pode ser facilmente substituído por outro grupo. Os aldeídos e cetonas fazem parte dessa classe, por não poderem ser substituídos por um grupo nucleófilo. Os aldeídos são compostos alifáticos (de cadeia aberta) ou aromáticos estruturalmente derivados dos hidrocarbonetos, substituindo, no mesmo carbono, dois átomos de hidrogénio por um átomo de oxigénio. Os aldeídos com um pequeno número de átomos de carbono têm um odor picante, enquanto os de elevado número de átomos de carbono têm habitualmente um odor a frutas (substâncias odoríferas naturais). Na sua maioria, os aldeídos são líquidos e são obtidos a partir dos álcoois correspondentes, por oxidação moderada, ou a partir dos ácidos carboxílicos, por redução. Os aldeídos atuam como redutores e por oxidação transformam-se em ácidos carboxílicos. As cetonas são compostos orgânicos que contém o grupo funcional carbonila ligado a dois radicais. São obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogênio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água: A propanona é a cetona mais importante. É mais conhecida como acetona, e é utilizada como