Química
1- Destaque as principais diferenças entra as abordagens de gestão ambiental.
R: Existem várias abordagens da gestão ambiental, entre elas há a abordagem estratétigica, abordagem do controle da poluição e a abordagem de prevenção.
A primeira abordagem, normalmente é utilizada como estratégia das empresas, ou seja, buscam práticas de controle da prevenção da poluição como vantagem mercadológicas.
Na abordagem do controle da poluição é caracterizado pelas práticas para impedir os efeitos da poluição gerada por um dado processo produtivo.
E na última abordagem, a abordagem de prevenção é onde procuram ações para prevenir a geração da poluição causada pelas empresas e pelas indústrias.
2- Quais são as diferenças entre reuso e reciclagem e entre reciclagem interna e externa. Apresente exemplos.
R: Reciclagem é pegar os materiais que já foram usados e reaproveitá-lo para se tornar utilizável novamente, sendo que tem necessidade que ele estaja modificado, enquanto no Reuso, apenas se reutiliza o material sem modificação.
Na reciclagem interna, os produtos restantes ou que sobram nos processos industriais são reaproveitados nas mesmas fábricas em que foram produzidos.
Na reciclagem externa é quando há coleta de materiais nas ruas, nos prédios e nas casas.
3- Por que não é correto dizer que certo material pode ser 100% reciclável?
R: Pois para o processo de reciclagem é preciso separar a matéria prima das substâncias que entram em contato com ela para transformá-la na mesma coisa de novo. Somente o alumínio é 100% reciclável.
4- Discuta as diferenças entre eficácia operacional e posicionamento estratégico e apresente exemplos. E mostre como essas questões devem ser consideradas para uma empresa que pretende adotar uma abordagem estratégica em termos ambientais.
R: A eficácia operacional se trata sobre as demandas/pedidos dos clientes e da sociedade relacionada com o meio ambiente, que tem feito com que as nossas industrias se esforcem