Química
Os alimentos considerados energéticos são aqueles que fornecem energia para o organismo. Eles são ricos em carboidratos, por exemplo, arroz, pães e açúcares. E entre os energéticos também estão os lipídios, por exemplo, os óleos e as gorduras.
Outra classe de alimentos, os chamados de reguladores são responsáveis por regular os processos fisiológicos do organismo, por exemplo, o processo de digestão. Eles também fornecem a maior parte de vitaminas e minerais, são representados pelas verduras, legumes e frutas.
E a terceira e última classe são os construtores que são responsáveis pela formação das células, desenvolvimento e crescimento do ser humano. Estes alimentos são ricos em proteínas, por exemplo, temos as carnes, leguminosas e oleaginosas, os ovos e leite.
Os estudos sobre a composição dos alimentos já era realizado desde o século XVII. Porém, somente a partir do século XIX é que ocorreram avanços relacionados à identificação de vários nutrientes e seu papel fisiológico, assim como foram elaboradas as primeiras tabelas com dados de composição dos alimentos. No século XX tivemos o desenvolvimento de vários métodos de análises utilizados para determinar a composição dos alimentos.
A Química alimentar é um campo do conhecimento no qual é estudada química do processamento de alimentos e as interações de todos os componentes biológicos e não biológicos destes.
Os componentes biológicos incluem itens como carne,leite, grãos, açúcares, frutas, legumes, entre outras. Em boa parte é similar à bioquímica, pois os principais componentes dos alimentos são os