Química
1.1 Conceito de Soluções
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
Nas soluções, o componente que está presente em menor quantidade recebe o nome de soluto (é o disperso), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (é o dispersante).
1.2 Classificações das soluções
1.2.1 Quanto ao estado físico: Poderemos ter uma solução em qualquer estado físico da matéria sendo:
Soluções Sólidas: recebem o nome de ligas, e geralmente tratam-se de uma mistura homogênea entre metais.
Soluções Líquidas: os componentes dessa solução se encontram no estado líquido.
Soluções Gasosas: são aquelas constituídas apenas por gases, sendo que os gases sempre se misturam perfeitamente entre si, resultando uma solução (ou mistura) gasosa.
1.2.2 Quanto à natureza das partículas dispersas: De acordo com a natureza do soluto, podemos ter dois tipos de soluções:
Soluções Iônicas: são aquelas que apresentam íons dissolvidos. São chamadas também de soluções eletrolíticas, pois conduzem corrente elétricas.
Soluções moleculares: são aquelas formadas por moléculas dissolvidas. São também chamadas de não eletrolíticas, pois não conduzem corrente elétrica.
1.2.3 Quanto à proporção entre soluto e solvente: De acordo com as quantidades em massa de soluto e solvente presente na solução, poderemos ter quatro possibilidades de classificação. Para compreendê-las, precisamos conhecer o conceito de coeficiente de solubilidade (CS). O CS representa a quantidade máxima de determinado soluto que poderemos dissolver em 100 g de água,em temperatura ambiente.
Soluções diluídas: são aquelas que possuem uma pequena quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente.
Soluções concentradas: são aquelas que possuem grande quantidade de soluto em relação à de solvente.
Soluções saturadas: são aquelas formadas pelo máximo de soluto permitido, em relação ao seu coeficiente de solubilidade.
1.3 Regras de solubilidade
Uma sustância