QUÍMICA
INTRODUÇÃO
Primeiramente nos perguntamos o que são ácidos carboxílicos? Os ácidos carboxílicos são compostos que apresentam como grupo funcional a carboxila, que é a união da carbonila com a hidroxila Ácido Carboxílico é qualquer composto formado pela Carboxila ligada a um radical de carbono. Possuem fórmula geral CnH2nO2 e duas regras de nomenclatura: a oficial e a vulgar. A função orgânica dos ácidos carboxílicos é uma das mais importantes, visto estar presente na maior parte das moléculas contendo funções mistas. No que tange aos ácidos carboxílicos presentes em nosso dia a dia , talvez cinco deles mereçam um destaque especial.
DESENVOLVIMENTO
1. Nomenclatura Oficial dos Ácidos Carboxílicos Para dar nome a um Ácido Carboxílico têm-se as seguintes normas: Contar o número de carbonos do ácido, inclusive o da Carboxila. Colocar o a palavra Ácido sefuido do prefixo de numeração com o sufixo -óico se o ácido tiver uma carboxila ou -dióico se tiver duas Indicar a posição das insaturações e ramificações, se o ácido as tiver. Se for necessário numerar, o carbono 1 é o carbono da Carboxila. Assim como nos Aldeídos, os ácidos ramificados podem ter seus números 2, 3 e 4 substituídos pelas letras a, b e g
Veja os exemplos a seguir:
copiar da página
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acidos-carboxilicos/acidos-carboxilicos.php
2. Nomenclatura Vulgar dos Ácidos Carboxílicos Assim como os Aldeídos, apenas alguns Ácidos Carboxílicos possuem nomenclatura vulgar.
São eles:
Ácido Fórmico: Nome do Ácido Metanóico
Ácido Acético: Nome do Ácido Etanóico
Ácido Propiônico: Nome do Ácido Propanóico
Ácido Butírico: Nome do Ácido Butanóico
Ácido Valérico: Nome do Ácido Pentanóico
Ácido Benzóico: Nome do Ácido Fenil-Metanóico
Ácido Oxálico: Nome do Ácido Etanodióico
Falaremos agora sobre cinco deles: O ácido metanóico é um líquido incolor, corrosivo, de odor