Química
* Introdução
A prática realizada visa o estudo de reações. Vamos classificá-las quanto à liberação de calor (em exotérmicas e endotérmicas); quanto à variação de NOX (reações de oxi-redução e sem oxi-redução) e quanto aos tipos de reações (síntese ou adição, análise ou decomposição, dupla troca e simples troca ou deslocamento).
* Objetivo Verificar as reações de superfície de contato, concentração e catalisação das substâncias apresentadas em cada tópico.
1º PARTE 1- Em um tubo de ensaio colocar 1mL de solução de nitrato de prata e adicionar um pedaço de cobre metálico, deixar em repouso.
Observamos:
Forma Cu(NO)3 , pois o Cu deslocou a Ag, formando prata metálica. Após certo tempo, a solução adquire coloração azul devido ao cobre. A solução de nitrato e prata ao entrar em contato com o cobre faz uma deposição do metal formando prata metálica (Ag). Ocorreu o processo de Oxi-Redução.
Cu + 2AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2 Ag
2- Em um tubo de ensaio colocar 1mL de solução de iodeto de potássio e 1mL de nitrato de chumbo, agitando.
2KI (aq) +Pb(NO3)2(aq)2K(NO3)(aq)+PbI2
Observamos:
Ocorre uma reação de precipitação, onde, o precipitado formado é o iodeto de chumbo, que tem coloração amarela. Em repouso a solução se concentra no fundo do tubo.
2º PARTE 1- Superfície de contato:
Em dois tubos de ensaio, colocar quantidades pequenas e iguais de carbonato de cálcio em pó e carbonato de cálcio em pedaços. Acrescentar, a cada um dos tubos, 3mL de HCL ,0 mol/L.
2HCl + CaCO3 CaCl2 + H2O + CO2
Observamos:
A solução efervesce, pois o gás carbônico se desprende, sendo que o carbonato de cálcio em pó efervesce mais rápido, pois quanto maior a superfície de contato, mais rápido ocorre a reação.
CaCO3+HCL→CaCO2+H2CO3
⇅ H2O+CO2↑
2- Concentração
Colocar em três tubos de ensaio os reagentes conforme o